Na próxima quarta-feira, dia 3 de outubro, o MIS (Museu da Imagem e do Som) – em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e com apoio da Prefeitura de Nova Odessa -, vai realizar gratuitamente uma oficina intitulada “Documentário Fantástico”, no auditório do Paço Municipal. Além disso, também serão exibidos duas produções nacionais.
Com objetivo de abordar a proposta de um mocumentário, ou seja, um tipo de filme no qual eventos fictícios são apresentados no formato de documentário, misturando a ficção com a realidade, o “Documentário Fantástico” – com Núcleo Educativo do Museu da Imagem e do Som -, vai trazer como referência o curta-metragem “Ilha das Flores”, que propõe a produção de vídeos de curta duração, com telefones, celulares a partir de histórias reais ou do imaginário local.
A oficina e os filmes fazem parte da iniciativa do programa que visa “criar espaços alternativos para exibição de obras nacionais”. Sendo geralmente, um curta e um longa-metragem, este mês, o programa vai exibir o curta “Aconteceu no Bexiga”, dirigido por Marcela Chamlian (2012) e o longa “Meninos de Kichute”, dirigido por Luca Amberg (2009).
O curta tem duração de 12 minutos e conta a história de três garotos que moram no bairro do Bixiga em São Paulo, e que resolvem roubar, em meio à tradicional Festa da Nossa Senhora Achiropita, para provar o valor deles a um poderoso mafioso da região. A obra tem classificação livre e tem no elenco Sérgio Mamberti, Branco Mello, Terence Júnior, Rodrigo Alves, Henrique Caetano e Priscila Oliveira.
O longa-metragem com aproximadamente 100 minutos de duração, “Meninos do Kichute”, também de classificação livre, retrata a história de Beto, um menino de 12 anos que vive com seus pais e irmãos, em um bairro operário do Brasil. Seu grande sonho é o de se tornar um importante jogador de futebol; na realidade, ele quer mesmo é “ser o goleiro da seleção brasileira”. No entanto, seu sonho se esbarra com o radicalismo de seu pai, Lázaro, que vê o jogo como um grande pecado. No elenco estão os atores Werner Schünemann, Vivianne Pasmanter, Arlete Salles e Lucas Alexandre.
O objetivo do programa é formar público e levar gratuitamente filmes e diretores das obras para execução de debates sobre o assunto exibido, com uma seleção natural de curtas e longas-metragens. O programa “Ponto MIS”, além de criar espaços alternativos para exibição das obras nacionais, está presente em 36 cidades do estado de São Paulo.
Restam poucas vagas para a oficina gratuita do Ponto MIS que vai abordar a temática “Documentário Fantástico”, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Cultura e Turismo de Nova Odessa através do telefone (19) 3466-2196 e fazer a inscrição.
A oficina acontece nesta quarta-feira, dia 03 de outubro, das 13h30 às 17h30 no saguão do Paço Municipal. A Prefeitura de Nova Odessa fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro de Nova Odessa. Os horários das exibições dos filmes serão posteriormente divulgados.