Quem for ao Oktoberfritz, que acontece nos restaurantes da rede durante o mês de outubro, vai poder degustar à vontade os cinco tipos de chope que o grupo Fritz produz artesanalmente em sua fábrica localizada em Monte Verde-MG. São eles: Klar, Natur, Weizen, Köelsh e Dunkel. Além destes, a cervejaria está comercializando uma cerveja especial do Oktoberfritz.
Estes chopes começaram a ser produzidos como um hobby do mestre-cervejeiro Jörg Franz Schwabe, que já possuía vasta experiência em grandes cervejarias do Brasil e exterior. O sucesso foi tanto, que a rede do Fritz hoje conta com sua marca própria de cervejas e seis restaurantes no interior paulista, em São José dos Campos, Campinas, Taubaté, Indaiatuba, Americana e em Monte Verde-MG.
Cada tipo de chope possui um sabor peculiar, forma de produção e maturação diferentes, agradando a praticamente todos os paladares. Para quem prefere saborear em casa, a cerveja do Fritz pode ser adquirida nos restaurantes da rede, nas lojas Mr. Beer e em alguns empórios selecionados em São José dos Campos e Campinas.
Saiba mais sobre os tipos de chope do Fritz e, depois, aprecie com moderação.
Klar
Chope claro tipo “Pilsen” elaborado com matéria-prima selecionada importada. O Klar obedece a um rigoroso processo de fabricação e suas baixas fermentação e maturação duram no mínimo 21 dias de produção. Seu teor alcoólico é de 4%.
Natur
Para os degustadores mais aprimorados e exigentes, o chope Natur é um “Pilsen” de baixa fermentação, maturação prolongada e sem filtração, produzido e elaborado da mesma forma há mais de cem anos. Seu teor alcoólico é de 4,3%.
Weizen (trigo)
Traz um sabor bem equilibrado (lembrando cravo-da-índia e banana) misturado ao sabor muito agradável do trigo. A textura do trigo dá a sensação de uma cerveja macia e cremosa progredindo para uma sensação final picante na língua, o que é reforçado pela própria carbonização dela que é fervescente. Seu teor alcoólico é de 4,7%.
Köelsch
Elaborado em algumas épocas do ano, a Köelsch é um chope típico de alta fermentação e maturação mais estendida (podendo chegar até 60 dias). A mistura de lúpulo importado da República Tcheca e da Baviera, sul da Alemanha, dá uma nota de sabor e aroma mais nobre e apurado. Seu teor alcoólico é de 5,5%.
Dunkel
O Dunkel compartilha os mesmos processos de fabricação do chope pilsen, porém com adição de extrato e malte puro torrado. As baixas fermentação e maturação obedecem ao tempo tradicional (mínimo de 21 dias). Seu teor alcoólico é de 4,3%.
Sobre o Oktoberfritz
Inspirada no Oktoberfest de Munique (Alemanha) e de Blumenau (sul do Brasil), todos os anos, desde 2004, a cervejaria artesanal alemã do Fritz realiza o Oktoberfritz. Este ano, a 9ª Oktoberfritz é realizada em Taubaté (29/09), Indaiatuba (06/10), Monte Verde (12,13 e 14/10), Campinas (20/10), São José dos Campos (27/10) e Americana (28/10). Os convites podem ser adquiridos diretamente nos restaurantes da rede.
Sobre o Fritz
Fundada em 1993, a cervejaria artesanal alemã do Fritz é uma das mais antigas do Brasil. Atualmente, possui uma rede de seis restaurantes alemães no interior paulista, em São José dos Campos, Campinas, Taubaté, Indaiatuba, Americana, e em Monte Verde-MG, onde se localiza sua fábrica.
O Fritz produz cinco tipos chopes (Klar, Natur, Weizen, Köelsch e Dunkel) e quatro cervejas artesanais (Natur, Weizen, Köelsch e Dunkel), que podem ser encontrados em seus restaurantes. As cervejas também são distribuídas nas unidades da loja especializada Mr. Beer. Todos os produtos Fritz são acompanhados pessoalmente pelo seu criador, o mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe.