O prefeito de Americana Omar Najar recebeu no final da tarde de quinta-feira (24/9), a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. O encontro teve o objetivo de discutir o desenvolvimento da área de ciência e tecnologia na cidade e região. O deputado Francisco Sardelli participou do encontro.
Na ocasião, o prefeito Omar Najar e o diretor geral do DAE – Departamento de Água e Esgoto, Leandro Zanini, entregaram ao ministro ofício solicitando apoio no desenvolvimento de ações de incentivo e financiamento à implantação de tecnologia para a produção de água industrial, a partir do sistema de esgotamento sanitário do município a fim de gerar soluções que viabilizem o uso sustentável e a preservação dos recursos hídricos e apoio ao programa de extensão tecnológica e cidades sustentáveis para o desenvolvimento de ações à destinação das lâmpadas públicas com tecnologia sustentável de separação e destinação dos resíduos no meio ambiente, através de cooperativas e projetos sociais.
“O ministro Aldo Rebelo é amigo da cidade e da região. colocou o ministério à disposição de Americana e vai procurar nos ajudar nas questões solicitadas pelo DAE. O ministro comentou que estamos no caminho certo para Americana e que o país é maior que esta crise”, disse o prefeito Omar Najar.
Para o diretor do DAE, Leandro Zanini, o apoio do ministro Aldo Rebelo é fundamental para a solução da água em Americana. “Vamos desenvolver estudos em conjunto para tornar disponível a água industrial por meio das ETEs para atender as necessidades das indústrias, a capacidade do DAE, investimento para a ETE-Carioba e apoio às cidades sustentáveis”, disse Zanini.
O deputado Francisco Sardelli solicitou ao ministro Aldo Rebelo apoio para a revitalização da Gruta Dainese e também para a Represa de Salto Grande.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação disse que as portas estão abertas para Americana e acredita na recuperação do município e no desenvolvimento do país. “As dificuldades são passageiras, não serão para sempre. Tivemos um corte de 25% no orçamento, mas ainda temos 75%. Temos que nos preparar e criar oportunidades para vencer a crise. Será feito um inventário de quais são as demandas das cidades. A crise vai passar. Pode contar comigo”, disse Aldo Rebelo.
Após o encontro, o prefeito Omar Najar e o ministro participaram de reunião com representantes da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (Abit), do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo (Sinditêxtil-SP), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
No evento, Aldo Rebelo proferiu palestra com o tema “Inovação e Competitividade no Setor Têxtil e de Confecção: O Papel do MCTI” e assinou acordo de cooperação com o setor têxtil com o objetivo de promover o desenvolvimento de tecnologias de eficiência hídrica e energética no setor industrial da região, segundo informações da assessoria do ministro.
Estiveram presentes ao encontro com o ministro e prefeito, os secretários de Governo, Junior Barros, de Meio Ambiente, Adriano Camargo Neves, de Fazenda, Valmir Frizzarin, de Negócios Jurídicos, Alex Niuri, de Educação, Juçara Noveli, de Saúde, Mirella Povinelli, de Administração, Eduardo Flores, o chefe de Gabinete, Belmiro dos Santos, o diretor da FUSAME, Dr. Nilton Lobo, a presidente da Associação Amigos de Bairro da Praia dos Namorados, Dalva Pereira, os vereadores Davi Ramos, Odair Dias, Moacir Romero, Joãozinho do Quiosque, Osvaldo Klein Neto, representando os deputados Vanderlei Macris e Cauê Macris, entre outros convidados.