A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana (OSMA) apresenta o concerto “Viagem Concertante”, nesta sexta-feira (8), às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. O ingresso é solidário e pode ser adquirido no site www.ingressodigital.com ou na bilheteria, mediante a entrega de um pacote de arroz.
“Viagem Concertante” mostra a evolução da música desde o Barroco até o Romantismo. O concerto contará com quatro obras de diferentes épocas da história da música, sendo duas obras icônicas para piano e orquestra: o Concerto em Fá Menor de Bach, obra-prima do Barroco, caracterizada por sua estrutura harmônica e beleza melódica, e o Andante Spianato et Grande Polonaise Brillante de Chopin, obra romântica que mostra a evolução da música para piano e orquestra.
“A relação entre essas obras para piano de Johann Sebastian Bach e Frédéric Chopin é um exemplo fascinante de como a música evoluiu ao longo dos séculos, refletindo mudanças na sociedade, na cultura e na própria humanidade. Além disso, a popularização dessas obras no cinema e na música popular demonstra sua universalidade. Exemplos incluem a canção ‘Céu de Santo Amaro’, criada por Flávio Venturini a partir do Concerto em Fá Menor, e a utilização do Andante de Chopin em ‘La Soledad’ (Pink Martini) e da Polonaise em ‘O Pianista’, mostrando como a música clássica pode ser reinterpretada e inspirar novas criações”, explica o maestro e diretor artístico da OSMA, Álvaro Peterlevitz.
No programa, a orquestra ainda executa a Dança das Fúrias, da suíte Don Juan, De Gluck, obra dramática e intensa, inspirada na lenda de Don Juan e a Sinfonia nº. 88 de Haydn, uma das obras mais famosas do compositor, conhecida por sua elegância e equilíbrio.
Convidados – O evento terá a participação especial do pianista Fulvio Vassiliades e do regente convidado Fhelipe Serafim. Fulvio Vassiliades é um pianista renomado, formado em piano performance pela FMU e mestrado em piano performance pela Kansas State University. Fhelipe Serafim é regente titular da Orquestra de Câmara de Cordas de Piracicaba e tem atuado como regente convidado da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana desde 2018.