Levantamento feito pela CRC (Central de Recuperação de Crédito) da Associação Comercial e Industrial de Americana mostrou crescimento de 49,8% no número de consumidores que quitaram suas dívidas com o comércio local no mês de julho, em comparação com o mesmo período no ano passado. Os números, baseados no balanço mensal do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da entidade, registraram 2.616 exclusões do sistema, contra apenas 1.746 em julho de 2014.
A justificativa para a estatística dobrar o percentual positivo, segundo o Diretor do SCPC da ACIA, o advogado Marcelo Fiorani, está no número de negociações feita pela Associação Comercial. Somente em julho, a entidade atendeu cerca de 1700 consumidores no balcão – mais da metade do número total de exclusões no sistema. Desse número, praticamente todos foram atendidos diretamente pela CRC e tiveram suas dívidas renegociadas com o estabelecimento comercial.
“A entidade está intensificando seu suporte ao consumidor, por isso, todos os que nos procuram para consultar se há restrições no nome não saem da Associação sem, ao menos, tentarmos orientá-lo sobre como sanar a dívida. Grande parte dos que fazem consulta preferem usar nossa CRC para renegociar o débito, pois muitos querem pagar só não sabem como”, explicou Fiorani.
A Central de Recuperação de Crédito da ACIA intermedia as negociações entre consumidor e empresa, sendo a responsável por fazer contato com o estabelecimento comercial para negociar o valor devido pelo consumidor e propor condições flexíveis para o pagamento.
“Essa prestação de serviço da ACIA ao consumidor evita o desgaste do empresário em cobrar a dívida e, ainda, reflete positivamente no comércio local, já que as lojas voltam a ter aquele dinheiro no caixa e o consumidor volta a comprar. Foi a maneira eficaz que encontramos para estimular a economia local”, destacou o presidente da Associação, Dimas Zulian.
CRC pode ser usada por consumidores e empresários
A Central de Recuperação de Crédito da ACIA pode ser utilizada tantos pelos consumidores, como por empresários que queiram intermediar a cobrança sem onerar o trabalho dos seus colaboradores. Basta entrar em contato com a entidade, no (19) 3471-3899, para solicitar informações detalhadas sobre o serviço.
Inadimplência e intenção de compra crescem no mesmo patamar
O balanço do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da ACIA apontou, ainda, que a inadimplência no mês de julho cresceu 2,3% em relação ao mesmo período no ano passado. Foram registradas 2.760 inclusões no sistema, contra 2.703 em 2014. Já a intenção de compras com cheques e no crediário cresceu 2,8%. Em julho deste ano, o SCPC da entidade registrou 53.853 consultas, contra 52.383 em julho do ano passado.