Para incentivar o aleitamento materno e acompanhar o desenvolvimento da criança até os três anos, a Prefeitura de Americana lançou o Mamãe Nenê e inaugurou nesta sexta-feira (06) o espaço em que o atendimento será realizado.
O programa educacional visa o acompanhamento multiprofissional do desenvolvimento da criança desde o aleitamento materno até os três anos, avaliando os aspectos físicos, nutricional, de linguagem, odontológico, emocional e social.
Diego De Nadai, prefeito de Americana, além de entregar um local próprio e digno para o desenvolvimento das ações do Mamãe Nenê anunciou que, em breve, uma fábrica de fraldas será instalada na parte de cima do prédio do programa e que todas as mães que tiverem bebês na maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi sairão do hospital com um kit.
“Este programa é um dos maiores projetos dessa administração. É muito importante para a cidade. As mães e os bebês estão cada vez mais acolhidos, tanto com orientação e atendimento quanto ao recebimento de fraldas e kits. Estamos garantindo o bem-estar, promovendo saúde e prevenindo doenças daqueles que são o futuro desta cidade”, afirmou.
O secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, disse que “essa é uma ação que atua em conjunto com a Promoção Social. Entregar um espaço adequado e exclusivo para o programa é uma etapa importante. O Mamãe Nenê trabalha numa linha espetacular que é a da promoção, orientação e capacitação das mães em relação à amamentação e desenvolvimento da criança. Mais uma vez, a Prefeitura de Americana demonstra ter um olhar de humanização, acolhimento e respeito pela população”. Ele acrescentou que o programa faz com que a cidade tenha crianças e famílias mais saudáveis.
“O Mamãe Nenê trabalha em parceria com a rede de Atenção Básica e com a maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A gestante é assistida no pré-natal pelas unidades de saúde e, na maternidade, recebe toda assistência para um parto humanizado. Ainda na maternidade são realizados os testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho no bebê; também são administradas as vacinas BCG e Hepatite B. Quando a mãe e o bebê recebem alta são agendados no programa Mamãe Nenê”, explicou a coordenadora, Sandra Possobon.
No programa as mães são orientadas sobre a importância do aleitamento materno e cuidados com as mamas e com o bebê. Quando há dificuldade na amamentação, os profissionais prestam a assistência necessária. Ao término dessa orientação, as mães e os bebês saem agendados para as consulta de pós-parto e puericultura (acompanhamento do desenvolvimento infantil) nas unidades de saúde de referência. As mães também são encaminhadas para avaliação odontológica pós-parto.
O Mamãe Nenê faz, ainda, acompanhamento telefônico mensal com as mães que estão amamentando até o sexto mês de vida da criança, a partir dessa idade inicia-se o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico e emocional com enfermeiros, avaliação com a odontopediatra e assistente social. A criança e a mãe, quando necessário, são encaminhadas ao nutricionista e psicólogo. Por volta dos dois anos, a criança passa a ser atendida por fonoaudiólogo para o acompanhamento da aquisição da linguagem.
O atendimento era realizado anteriormente junto com a Clínica de Fonoaudiologia e agora está em local próprio. No primeiro semestre deste ano, 428 mães que tiveram bebês e 472 crianças de zero a três anos foram atendidas. 1.747 mães foram acompanhadas e receberam orientações sobre aleitamento materno por telefone.
O Mamãe Nenê funciona na Rua Gonçalves Dias, 144, Vila Pavan, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Americana