A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da
Secretaria de Cultura e Turismo, e Comtec (Conselho Municipal de Turismo e
Economia Criativa) lançaram a edição Inverno de 2023 do Festival Gastronômico
de Santa Bárbara, no Centro de Estudo e Cultura Ambiental, no Jardim Itamaraty.
As novidades foram apresentadas para autoridades, convidados, imprensa e
influencers digitais da cidade e região.
Com patrocínio da FAM – Faculdade de Americana e
Cervejaria 3 Américas, o Festival acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de julho, no
prolongamento da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, em frente ao Parque
Araçariguama, com entrada gratuita.
O evento contará com 14 estabelecimentos
gastronômicos: Vinum Wine Bar (96 pontos), Trattoria II Volo (93), Jujuba
Mercado de Guloseimas (91), Santa Fábrica Padaria (89), Eu Amo Pastel Joel e Léia
(85), Hot Dog Oh Yes (81), Silvana Bueno Massas Artesanais (72), Sancta
Cervejaria (71), Rotisserie Bom Paladar (71), Simple Bar e Restaurante (70),
Cheirinho de Bolo (69), Padaria Dona Vitória (66), Ki Pastel Mercadão (62) e
Rancho da Linguiça (62).
Serão comercializados
14 pratos livres e 14 temáticos, tendo opções vegetarianas e veganas, durante
os três dias de Festival, além de pratos para pessoas com alimentação restrita
(sem leite de vaca, ovos e glúten), conforme cardápio completo abaixo.
Os participantes ficaram responsáveis por criar e
trazer obrigatoriamente opções utilizando Planta Comestível Não Convencional
(Panc), na Categoria Temática. As Pancs tem se destacado no cardápio de pessoas
adeptas de alimentação mais saudável. Além de serem mais resistentes, o que
dispensa o uso de agrotóxicos, elas ainda possuem baixo custo e podem ser
cultivadas em casa.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro
Felix, o Festival Gastronômico é um evento de impacto que fomenta ao turismo
gastronômico. “Nesta edição contamos com a participação de
estabelecimentos situados em outras cidades que integram a Região Turística Bem
Viver, dando publicidade ao plano de regionalização turística e incentivar o
trabalho em rede. Também destaca-se o uso das Plantas Alimentícias Não
Convencionais para estimular os empreendedores gastronômicos que adotem
produtos naturais e orgânicos no preparo de pratos mais saudáveis,
possibilitando novos sabores”, ressaltou.
Para esta edição, houve também a oportunidade
inédita da participação de restaurantes, bares, lanchonetes e similares das
cidades que compõem a Região Turística Bem Viver (Santa Bárbara, Americana,
Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Sumaré e Campinas). O
objetivo foi promover a economia criativa, valorizar os estabelecimentos
gastronômicos do Município e divulgar a culinária da Bem Viver, oferecendo ao
público a oportunidade de conhecer e degustar pratos que representem e
evidenciem a especialidade de cada empreendimento gastronômico.