Café Caipira tem orquestra de Artur Nogueira e Ciranda Violeira
A orquestra de Viola Caipira de Artur Nogueira e o grupo Ciranda Violeira se apresentam neste domingo, (28/7), no projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Café Caipira”, a partir das 9h, na Casa de Cultura Hermann Muller Carioba. A entrada é franca.
Uma das Orquestras mais novas da Região a orquestra de Viola Caipira de Artur Nogueira surgiu a partir oficina de Viola Caipira da Secretaria de Cultura da cidade. Hoje a Orquestra conta com 25 integrantes. O grupo já se apresentou em várias cidades da Região, incluindo a abertura do show de Mazinho Quevedo, em Mogi Mirim, com mais de cinco mil pessoas.
O maestro da orquestra, Cristiano Scuciatto, revelou que a secretaria abriu novas vagas para músicos. “Abrimos novas turmas com vagas gratuitas para os nogueirenses e Região. É um método prático e fácil de aprender. Também estamos disponibilizando um acervo muito grande de dicas no meu blog. http://aprendaviolacaipira.blogspot.com.br/”, completou. Segundo ele o aluno não precisa ter uma viola para começar as aulas, pois a prefeitura fornece o instrumento até que o futuro violeiro consiga comprar o seu instrumento para poder treinar e se desenvolver. “Um dos objetivos da oficina e da Orquestra de Viola é a preservação das nossas raízes”, disse Cristiano.
Os clássicos da música raiz com Ciranda Violeira
Ciranda Violeira é um trabalho de enfoque na música regional brasileira, idealizado, em 2005, pelo cantor e violeiro Adilson Casimiro. Ciranda Violeira foi premiada no 25º Festival de Joaíma, MG, em 2007.
Arnaldo Freitas, violeiro do regional do programa Viola Minha Viola, da Tv Cultura, e vencedor do festival nacional de viola Voa Viola, é considerado o melhor solista de Viola Caipira da atualidade. Por ser um estudioso da viola caipira e instrumentos de cordas em geral tem um repertório muito vasto, trazendo influências em sua obra de violeiros como Tião Carreiro, Bambico, Renato Andrade, Roberto Correa e dos violonistas Paco de Lucia, Andres Segovia, Vicente amigo, Dilermando Reis, entre outros.
Na apresentação deste domingo, Arnaldo Freitas e Ciranda Violeira unem-se e recebem o violeiro Felipe Viola e o percussionista Henan Soares. “A ideia é a formação de uma grande roda de viola interpretando os clássicos da musica caipira e regional brasileira com grande interação com o público. O som mágico das cordas das violas é complementado pela voz de Adilson Casimiro, em sua interpretação para essas belas melodias”, afirmou Freitas.
No repertório, canções populares, alegres e emocionantes da musica caipira. Clássicos imortalizados nas vozes de Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Carreiro e Carreirinho, até as grandes obras de Renato Teixeira, Mario Zan, Teddy Vieira, Almir Sater e Rolando Boldrin.
O Café Caipira tem patrocínio da SOS Segurança, Exótica Ótica, Cel Engenharia, Titan Comercial e industria têxtil, Cane Care Premium, havana Dog e apoio do Lionel Café, ITV e TodoDia.
Serviço:
CAFÉ CAIPIRA – Entrada Franca
DIA 28 DE JULHO – DOMINGO DAS 9h ÀS 12h
LOCAL: CASA HERMANN MULLER – BAIRRO CARIOBA – AMERICANA –
9h00 – ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA DE ARTUR NOGUEIRA
10h30 – CIRANDA VIOLEIRA – SÃO PAULO
Informações tel (19) 3408-8010