Projeto ‘Café Caipira’ neste domingo

Os Violeiros Matutos e Leyde e Laura são as atrações do projeto neste domingo (28) na Casa de Cultura Hermann Müller.

Por Redação Tudo UP! – RPT

Compartilhe

Os Violeiros Matutos e Leyde Laura são as atrações do projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Café Caipira”, neste domingo (28/10), a partir das 9h, na Casa de Cultura Hermann Müller Carioba, com entrada franca.  Patrocínio da Suzano Papel e Celulose e apoio cultural do jornal TodoDia, Pague Menos e Café Leonel. 
 
Segundo o diretor de Cultura, Melquesedec Ferreira, o objetivo do projeto “Café Caipira” é fazer o resgate e lembrar a cultura caipira do povo do interior do Estado de São Paulo. “Este projeto trabalha a cultura de raiz, a cultura caipira de nosso povo. Nosso objetivo é manter viva essa tradição de nossa população”, afirmou Ferreira. 
Violeiros Matutos
Violeiros Matutos é um grupo de cantores e violeiros formado em 2002, com quatro CDs gravados. O grupo é formado por cinco músicos e violeiros profissionais que se conheceram na escola de música CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim): Sérgio Penna (viola solo e voz), Cláudio Rugene (viola e voz), Fabíola Mirella (viola e voz), Vinícius Almeida (contrabaixo) e Elcio Paulo (percussão). Essa formação vem ganhando destaque pelos arranjos bem elaborados das três violas e contrabaixo com levadas diferentes e dos arranjos vocais dos três cantores, com linguagem e estilo inconfundíveis, que executam com simplicidade e maestria.
 
Os Violeiros Matutos ganharam o Festival Viola de Todos os Cantos 2012, na categoria raiz com a música “Minha Sina”, de autoria de Sérgio Penna. Na eliminatória, ocorrida em Araraquara, venceram em 1° lugar garantindo a final em Poços de Caldas, que aconteceu no dia 22/06/2012. Mais uma conquista do grupo que completa em 2012 dez anos de carreira
 
Os dois primeiros CDs do grupo trazem arranjos próprios para os grandes clássicos da música de raiz, como “Velha Porteira” (Helio Alves e Ziltinho), “Tardes Morenas de Mato Grosso” (Valderi e Goiá), “Meu Primeiro Amor” (José Fortuna), “Vaca Estrela e Boi Fubá” (Patativa do Assaré), “Cai Sereno” (Elpídio dos Santos), entre outras. 
 
O terceiro CD, “Violando Fronteiras”, vem com a proposta de juntar quatro grupos de quatro estados brasileiros em um CD. Minas Gerais (Grupo Viola Urbana), Paraná (Grupo Viola Quebrada), Espírito Santo (Grupo Moxuara), São Paulo (Grupo Violeiros Matutos) e uma participação especial da Banda Pau e Cordas de Recife, PE. 
 
O mais recente álbum intitulado “Terra Brasil”, de 2009, traz composições inéditas, em sua maioria de integrantes do grupo, tais como: Brincadeiras no Sertão (Sérgio Penna), Pagode do Tião (Fabíola Mirella), Terra Brasil (Sérgio Penna), que dá título ao CD, Tempos Atrás (Sérgio Penna). Destaque ainda para obras inéditas de compositores amigos como: As 4 Estações (Pinho – Editor da Revista Viola Caipira), Acabou a Luz (Fábio Sombra- escritor e pesquisador de cultura popular). 
 
 
Leyde e Laura
Leyde & Laura são, sem dúvida, duas das mais importantes artistas do meio sertanejo após 17 anos de carreira. Ao longo desses anos, a dupla ganhou vários prêmios importantes. Entre os troféus estão: Ary Barroso; Tonico e Tinoco e Tião Carreiro. 
 
Ícone da televisão brasileira e da cultura popular, Inezita Barroso não poupa elogios à forma de cantar da dupla, “absolutamente encantadora”, disse Inezita. O ator Jackson Antunes mostra seu lado fã com as seguintes palavras: “Vozes harmoniosas com uma técnica impecável. Atributos que fazem da dupla Leyde & Laura as vozes femininas mais belas desse Brasil de meu Deus, unindo carisma e simpatia que transbordam.” 
 
O recente trabalho da dupla, o CD e DVD “Viola e Cantador”, foi gravado no Teatro Municipal de Mauá. Os arranjos de viola caipira deste trabalho foram criados e interpretados por uma dos maiores violeiros da nova geração: Arnaldo Freitas.
 
Os pais da dupla eram rezadores de terço. O primeiro contato de Leyde e Laura com a música foi através dos cânticos religiosos, além dos causos de fim de tarde, rodas de viola nas reuniões de família e da influência do irmão mais velho, que sempre esteve envolvido com a música através de duplas e trios dos quais fez parte. Por isso, com 10 e 13 anos começaram a cantarolar na beira do rio em seus afazeres domésticos. 
 
O irmão Sandro Lúcio, nessa época,  já havia estabelecido sua carreira com gravações de discos e programas televisivos. Numa de suas visitas à família, o pai da dupla chamou a atenção do filho para assisti-las sem ser visto, já que “as meninas” eram muito tímidas, porém, por pouco tempo pois sonhavam com a vida artística e com a fama. 
 
Posteriormente, mudaram-se para Rondonópolis-MT e começaram a cantar na rádio local Amorim Juventude no programa do Cafezinho, e todos gostaram. Em virtude disso, em meados de 1985, tornaram-se vocalista do irmão viajando por todo o Estado de Mato Grosso e Pará. Com as apresentações, houve a necessidade da criação de um nome artístico para a dupla, e com a ajuda do irmão, em 1987, tornaram-se “Leyde e Laura”. 
 
Em 1988, inicia-se a carreira da dupla com apresentações nos mesmos estados onde já eram conhecidas, porém foi em 1990 que consolidaram a carreira com a realização de um show na Exposição de Rondonópolis – MT.
 
Conheceram, neste ano, o empresário, Oswaldo Galhardi, que se interessou pelo trabalho apresentado pela dupla e convidou-as para gravar seu primeiro disco na cidade de São Paulo. 
 
Foi em 1991 que lançaram o primeiro disco.  A dupla desfruta hoje de grande prestígio entre os grandes compositores do Brasil como Paraíso, Jesus Belmiro, Ronaldo Adriano, Chico Amado, Anna Fernandez e outros. Gravaram também belíssimas músicas dos saudosos Carlos Cezar, Tião Carreiro, Moacir dos Santos, José Fortuna e Lourival dos Santos. Leyde e Laura se apresentam em todos os programas sertanejos de TV, entre eles Viola Minha Viola, Terra da Padroeira, Ratinho, Eliane Camargo, entre outros.
 
Serviço: 
Café Caipira com Leyde e Laura e Violeiros Matutos 
Local :  Casa de Cultura Hermann Müller – Av. Carioba, nº 2001 – Bairro Carioba, Americana. 
Data 28 de outubro, a partir das 9h 
(19) 3462-6048 e 3408-8010
Programação: 9h – Matutos Caipiras e 10h30 – Leyde e Laura
COM O APOIO DE

CONTINUE INFORMADO

Tivoli Shopping tem nova edição do CineMaterna na próxima terça, dia 28
Casa Hermann Muller é tema de exposição de fotos na Câmara Municipal de Americana
Casa Hermann Muller é tema de exposição de fotos na Câmara Municipal de Americana
"Bee Gees Forever" se apresenta no Teatro Municipal neste sábado
Moradora de Sumaré ganha moto no Espetáculo de Prêmios da Acia
'Furiosa': filme da saga 'Mad Max' estreia nesta quinta-feira
Prefeitura arrecada agasalhos no sistema drive-thru
Exposição "Alma de Artista" pode ser visitada na Biblioteca Municipal
Americana recebe a ópera "Suor Angelica", de Giacomo Puccini
Briga por causa de gatos tem disparo de arma de fogo em condomínio de Americana
Veja Mais Notícias
Tivoli Shopping tem nova edição do CineMaterna na próxima terça, dia 28
Casa Hermann Muller é tema de exposição de fotos na Câmara Municipal de Americana
Casa Hermann Muller é tema de exposição de fotos na Câmara Municipal de Americana
"Bee Gees Forever" se apresenta no Teatro Municipal neste sábado
Moradora de Sumaré ganha moto no Espetáculo de Prêmios da Acia
'Furiosa': filme da saga 'Mad Max' estreia nesta quinta-feira
Prefeitura arrecada agasalhos no sistema drive-thru
Exposição "Alma de Artista" pode ser visitada na Biblioteca Municipal
Americana recebe a ópera "Suor Angelica", de Giacomo Puccini
Briga por causa de gatos tem disparo de arma de fogo em condomínio de Americana