Um dos projetos da Secretaria de Saúde de Americana para este ano é o fomento das ações de promoção à saúde do idoso. Depois da inauguração do CAFI (Centro de Assistência a Família e ao Idoso) no Jardim São Paulo, que tem dois médicos geriatras para atender as pessoas com mais de 60 anos, agora, segundo o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, é a hora de ir além e investir mais em ações de promoção à saúde e prevenção de doenças.
“Demos o primeiro passo ao inaugurar uma unidade de saúde da família com geriatra. Somos a única cidade da região que oferece esse tipo de atendimento. E não vamos parar por aí. Pretendemos expandir unidades como CAFI para outros pontos da cidade”, adiantou.
AMPLIAÇÃO
Bordon comentou que o projeto para ampliação do CAFI já está sendo elaborado, mas, enquanto isso, os grupos de atividades serão fortalecidos. Americana tem Unidades Básicas de Saúde que possuem grupos que promovem o bem estar do idoso. Na Unidade de Terapias Alternativas, há oficinas para as pessoas com mais de 60 anos e grupos de socialização e exercícios para a manutenção da memória.
“No CAFI do Jardim São Paulo, por exemplo, vamos promover um ciclo de palestras com orientações para os cuidados diários da saúde do idoso. O trabalho da secretaria vai além do oferecimento do atendimento. Grupos com orientações e atividades fazem parte das ações do SUS para a melhora da qualidade de vida da população”, disse.
Ele acrescentou que “uma pessoa bem orientada, se cuida melhor, se previne e evita uma série de doenças. E com isso, os gastos com internações e tratamentos podem ser reduzidos. Um idoso saudável garante a qualidade de vida de toda a família”.
PALESTRAS
Entre os dias 17 de janeiro e 21 de fevereiro, vai acontecer o Ciclo de Palestras no Centro de Assistência a Família e ao Idoso, no Jardim São Paulo. Com o tema “Orientações para cuidados diários da saúde do idoso e do seu cuidador”, durante seis encontros semanais – toda quinta-feira, das 13h30 às 15 horas -, cuidadores e familiares de pessoas com mais de 60 anos acamadas participarão de palestras com a equipe da unidade de saúde da família entre eles o médico geriatra, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos e nutricionista.
A inscrição é destinada apenas aos familiares e cuidadores de idosos acamados e pode ser feita até o dia 11 de janeiro no posto médico do Jardim São Paulo (CAFI), localizado na Rua das Poncianas, 900.
Daiana Pinto, assistente social do posto médico comentou que as palestras têm o objetivo de orientar cuidadores para prestar assistência ao idoso. “Os participantes poderão obter informações e esclarecimentos sobre cuidados diários, primeiros socorros, medicamentos, alimentação, direitos do idoso e convívio familiar”, finalizou.