A Prefeitura de Americana prepara um mega projeto no setor de transportes que deve alterar a organização do sistema viário da cidade. Entre as possíveis medidas estão a criação de corredores exclusivos para a circulação de ônibus e intervenções na engenharia de tráfego – como mudanças de mão de direção das ruas. Elaborados pela Setransv (Secretaria de Transportes e Sistema Viário), a pedido do prefeito Diego De Nadai (PSDB), os estudos devem ficar prontos até o final de 2013.
De acordo com dados da Setransv, a frota de veículos que circula diariamente pelas ruas da cidade teve um aumento de 11,9% em 2012. Dos 148.203 automóveis registrados na cidade em 2011, o número saltou para 165.903 mil no ano seguinte. O secretário de Governo, Douglas Trindade, afirma que para minimizar os impactos negativos causados por essa ampliação, tem sido necessário pensar medidas que tornem o transporte público uma alternativa viável e de qualidade.
“Nossa ideia, de forma geral, é dar fluidez a todos que se movimentam na cidade. Assim, temos sido orientados a trabalhar pelo aperfeiçoamento do sistema de ônibus que, da nossa parte, pode vir através de ações diretamente relacionadas ao trânsito, como por exemplo, a criação de corredores exclusivos, ou de reforços na fiscalização do padrão dos serviços prestados por parte das empresas concessionárias”, disse.
Para auxiliar no controle de qualidade do sistema de ônibus, o prefeito ressaltou que consta no pacote de projetos a implementação de diversos canais de comunicação direta entre passageiros e prefeitura.
AUTOMÓVEIS
Já para apontar saídas a quem trafega em veículos particulares, as medidas englobam alterações no planejamento do tráfego que, segundo o secretário, vão desde pequenas mudanças no sentido das vias até construções de maiores portes, como alças de acesso e viadutos. No entanto, Trindade ressalva que apenas com os estudos concluídos é que a prefeitura vai elencar quais obras serão executadas.
“Com os projetos em mãos, vamos elencar as prioridades que devem seguir critérios básicos como custo-benefício e, claro, teremos de buscar parcerias com as esferas estaduais e federais de modo a viabilizar aquilo que tiver maior complexidade”, disse.
Na opinião de Carlos Alberto Bandeira Guimarães, professor do Departamento de Transporte e Geotecnia da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (Universidade Esta-dual de Campinas), os projetos do Executivo de Americana estão de acordo com a tendência observada ao redor do mundo para melhorias no trânsito. “A criação de corredores de ônibus, por exemplo, é uma estratégia fundamental para os municípios que querem crescer de forma ordenada.”
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