O Horário de Verão começará no dia 21 de Outubro. Os horários deverão ser adiantados em uma hora. Ou seja, quando for zero hora, o relógio deve ser adiantado para 1h. Por causa disso, a Coordenadoria de Atividades Físicas da Prefeitura de Americana intensifica as atividades de orientação aos exercícios. O núcleo funciona no Jardim Botânico Carrol Meneguel.
A coordenadora Eliane Agulha de Souza falou do trabalho realizado. O projeto Verão, explicou, funciona em todas as estações do ano. É realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. A equipe multidisciplinar é composta por educador físico, psicológo, nutricionista, terapeuta ocupacional, médico clínico e homeopata.
Qualquer pessoa de Americana pode participar do projeto. Basta que procure o espaço. O grupo faz um cadastro e a cada quatro meses monta o grupo de atividade física.
É feita uma avaliação clínica e se for necessário pede avaliação cardiológica para começar a fazer atividade física. O grupo atende desde crianças com sete anos até idosos. Na última vez, contou Eliane, atendeu um idoso de 89 anos. Hoje, na atividade física, atende 240 pessoas por dia. Nas especialidades, em média, atende 70 a 80 pessoas por dia, informou Eliane.
Como esse projeto acontece há um ano e meio, os profissionais encontraram muitas pessoas com grau de obesidade e portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e o programa ajuda a tratar, reduzir a incidência dessas doenças e manter as doenças controladas.
No local é feito um acolhimento, antes de iniciar o programa com duração de quatro meses. A proposta do projeto é emponderar a pessoa para que possa cuidar da sua própria saúde.
Também foi montado um projeto que contempla todas as unidades de saúde nos bairros mais periféricos.
Pela constatação da coordenadora, 40% dos participantes é do sexo masculino, mas a maioria dos interessados é de mulheres.