Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). São oito cursos voltados para as áreas de Gestão, Vestuário, Eletroeletrônico e Metalmecânica.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho.
“É uma excelente oportunidade para as pessoas que buscam uma qualificação profissional para entrar no tão competitivo mercado de trabalho”, disse a diretora de Promoção Social, Mônica Bordon Gazzetta.
Os cursos gratuitos são: Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Crédito e Cobrança; Auxiliar de Recursos Humanos; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Fresador Mecânico; Operador de Máquinas de Usinagem em CNC; Agente de Inspeção de Qualidade e Costureiro.
O Pronatec faz parte do programa Brasil Sem Miséria e tem como objetivo oferecer atendimento prioritário aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e aos inscritos no Cadastro Único de programas sociais.
“O Pronatec não oferece benefício financeiro aos participantes. No entanto, eles recebem lanche, auxílio transporte e material didático, totalmente gratuito”, completou a gestora do Pronatec em Nova Odessa, Shirley Barbosa.
A carga horário varia de 160 à 200 horas, dependendo de cada curso. As aulas deverão acontecer no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Americana de segunda à sexta-feira e também aos sábados para quem não tiver disponibilidade.
“O objetivo do Pronatec é complementar os estudos e oferecer a profissionalização aos participantes”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Lucas Alves. “É uma maneira de incentivar os jovens a partir de 16 anos a ingressar numa carreira profissional com um currículo mais preparado para competir no mercado de trabalho”, complementou o secretário.
Os interessados em se inscrever para os cursos do Pronatec devem ter idade superior a 16 anos e estarem inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. O programa também busca atender prioritariamente estudantes do ensino médio da rede pública e beneficiários do seguro-desemprego.
Inscrições – Para se inscrever, basta comparecer na Diretoria de Promoção Social de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munidos de CPF, RG e NIS/PIS. A Prefeitura de Nova Odessa fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro.