Considerado um dos melhores locutores de rodeio do país, Rafael Vilella, nascido em Pindamonhangaba, está há 19 anos nas arenas sendo a voz das melhores festas do peão do Brasil. O profissional denominado como o locutor ‘deferente’ está ansioso para o início da 27ª Festa do Peão de Americana, que acontece de 12 a 23 de junho.
Americana surgiu na vida de Rafael ainda menino. “Me lembro de quando alguns amigos de escola vinham ao rodeio de Americana. Eu sentia uma pontinha de inveja deles e nunca esqueço o ano de 1993, quando finalmente achei que fosse conhecer o rodeio de Americana com meus amigos, mas meu pai não me deixou ir porque tinha prova na escola. E com isso o meu sonho ia sendo adiado”, recordou Vilella.
O início do caminho para a tão sonhada Festa do Peão de Americana aconteceu no dia 1º de Maio de 1994, quando Rafael estreou como locutor de rodeio em sua região. “Com o passar dos anos, fui conquistando espaço nos rodeios e com isso percebi que o meu caminho para o rodeio de Americana e Barretos estava mais perto” disse o locutor.
A realização do sonho aconteceu no ano 2000, quando Rafael finalmente conheceu a Festa do Peão de Americana. Sua chegada à cidade aconteceu já com o microfone em punho, narrando às emoções das montarias direto da arena. “Conhecer a festa já pisando na arena foi surreal”, relembrou.
Para Rafael, toda narração que faz é especial, a cada ano sempre tem uma montaria inesquecível. Uma das mais emocionantes foi realizada na primeira semana do rodeio de 2012, quando o vencedor, Edevaldo Ferreira, ofereceu à vitória ao diretor do rodeio do CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana), João Frizzo, que o incentivou e acreditou na vitória do competidor sobre o touro Pesadelo. Rafael ressaltou ainda que qualquer vitória que narra dentro de Americana é motivo de orgulho.
“Aqui estão os melhores competidores e os melhores animais. Nenhum peão quer perder nesta arena, ser campeão aqui tem um sabor especial. Esta festa sempre surpreende e é uma das mais aguardadas para os amantes de rodeio de todo Brasil. O CCA conduz o evento de maneira exemplar, com uma energia fenomenal, e uma organização que serve de referência para as demais festas do segmento”, finalizou.