O Departamento de Teatro, da Secretaria de Cultura de Paulínia abre hoje a Re Virada Teatral de Paulínia. Sete espetáculos selecionados do Festival de Teatro deste ano voltam à cena, no Teatro Ceart (Paulínia Shopping), com entrada franca.
Hoje, às 19h, abrindo o evento, a turma juvenil apresenta a comédia “O Capeta de Caruaru”, de Aldomar Conrado, com Direção de Daniela Fischer e Supervisão de Benê Silva. Inspirada na Comédia dos Erros de Shakespeare, o espetáculo fala sobre a chegada de dois forasteiros na pacata cidade de Caruaru. Irmãos gêmeos separados ainda no nascimento, um não sabe da existência do outro e trarão muitas aventuras e peripécias aos moradores da cidade.
A turma infanto-juvenil apresenta amanhã, também às 19h, “Adeus Fadas e Bruxas”, de Ronaldo Ciambroni. Direção de Daniela Fischer e Supervisão de Benê Silva. O contraponto entre o sonho infantil e a adolescência que se descortina. “De repente nos sentimos grandes demais para ainda acreditar em fadas e bruxas. É hora de dizer adeus aos sonhos de infância?” Esse é o questionamento do espetáculo.
“Os Cigarras e Os Formigas” será o espetáculo apresentado pela turma infantil, no sábado, às 17h. A famosa fábula ganha a releitura de Maria Clara Machado num divertidíssimo espetáculo infantil. Ambientada numa praça do Rio de Janeiro, a história de duas famílias que não se entendem, mas que seus filhos se amam de verdade.
No domingo, às 15h, é a vez da criançada, com a apresentação de “As aventuras de Bruxa Onilda”, de Roger Capdevilla. O espetáculo mostra as peripécias de Onilda, uma bruxinha que já nasceu de roupa e chapéu e desde pequena já aprontava as suas confusões. Em seu primeiro aniversário ganhou um bolo e um grande ovo de onde saiu sua coruja Olhona, que se tornou sua amiga e companheira de aventuras. Onilda e a coruja Olhona resolvem viajar pelo mundo e se metem em confusão por diversos países.
Ainda no domingo, “O Cavalinho Azul”, de Maria Clara Machado, que conta a história de Vicente e seu cavalo azul, que após ser vendido pelo pai espera ser encontrado por seu dono, será apresentado pela turma infantil, às 17h.
Encerrando a Re Virada Teatral, “Tribobo City” e “Liberdade, Liberdade” serão apresentados pelas turmas avançadas do Departamento de Teatro. Satirizando o império do “faroeste americano” do final do século XIX, mais uma vez Maria Clara Machado mostra a sua genialidade num espetáculo para todas as idades. É neste cenário a turma dos adolescentes apresentam “Tribobó City”, na terça, às 19h.
“Liberdade, Liberdade”, montagem do Curso Livre de Teatro e que estreou dentro da Programação da Semana da Cultura Negra, volta à cena quarta e quinta (12 e 13), para o público adulto, às 20h, também com entrada franca.