O Apple Watch, que deverá tornar-se o artigo líder no campo da tecnologia usável, abre novas possibilidades para a indústria de jornais, ansiosa para se conectar com o público na era digital.
Dada a expectativa de que o relógio Apple seja comprado por milhões de pessoas em todo o mundo, as grandes organizações de mídia já se preparam para se adaptar à pequena tela de pulso. No negócio de notícias, a tendência está sendo chamada de “jornalismo de olhar” ou “de olhada”.
O New York Times diz que seu aplicativo para o Apple Watch trará “uma nova forma de contar histórias” e que seus editores atualizarão constantemente as notificações. Se um título que aparece no pulso atrair a atenção do usuário, será possível transferi-lo para seu iPhone ou iPad para ler mais detalhes.
O Yahoo! terá quatro aplicativos para o aparelho da Apple, incluindo um resumo das notícias que são atualizadas de hora em hora com “micro-resumos” dos eventos mais importantes. A CNN e a Rádio Pública Nacional (NPR) também anunciaram seus aplicativos para o Apple Watch e esperam que outros meios de comunicação surfem na mesma onda. Para os analistas, esta nova tecnologia significa que o público se acostumará cada vez mais a consumir micro-notícias.
“Estamos prestes a entrar na era do jornalismo de olhar”, afirmou Mario Garcia, do Instituto Poynter para Estudos de Mídia. “É mais difícil conseguir tirar um iPhone do bolso ou de uma bolsa em meio à confusão do metrô de Nova York do que dar uma olhada no relógio”, explicou. O surgimento da tecnologia usável fornece uma nova plataforma para a mídia: rápida, pessoal e permanentemente atualizada.
“A capacidade de acessar informações será muito mais rápida com o relógio”, disse Robert Hernandez, professor de jornalismo móvel na Universidade do Sul da Califórnia. E o jornalismo encontrará uma maneira de usar o relógio inteligente: “quando o Twitter surgiu, as pessoas diziam que não seria possível fazer jornalismo com 140 caracteres. Hoje, a rede tornou-se uma ferramenta essencial de informação”.
Fonte: France Press