A Represa do Salto Grande, em Americana, está com uma coloração esverdeada devido à presença de cianobactérias, micro-organismos procarióticos, que proliferaram no leito durante o período de estiagem e também devido à sujeira. Há também plantas aquáticas. Vista de cima, a impressão que se tem é de um ‘tapete verde’ sobre a água. Este problema é prejudicial aos peixes e animais.
A Represa do Salto Grande, que abastece a Usina Salto Grande, abastece a cidade e também estão sendo encontrados lixo. Até pedaços de veículos foram encontrados nesta segunda-feira no local.
A CPFL Renovavéis informou, em nota, que colabora ativamente de grupos de discussões para minimizar os problemas na represa. A companhia atua na remoção das plantas aquáticas, conhecidas como macrófitas, na Pequena Central Hidrelétrica (PCH), localizada na represa.
A empresa lembra que a retirada total das plantas não é recomendada porque a presença dos vegetais pode ser benéfica, pois funcionam como filtros de água.
A ausência dessas plantas pode ainda provocar a proliferação de algas fotossintetizantes, que absorvem o oxigênio do reservatório. E podem ainda acarretar na morte da fauna local, além do mau cheiro e a produção de gases tóxicos.
Por meio da assessoria, o Departamento de Água e Esgoto Americana (DAE) disse que vai tomar providências em relação ao lixo.
Fonte: g1.globo.com