Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste, por meio do Centro de Referência em Saúde da Mulher e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, preparou uma programação especial para as mulheres com idade entre 25 a 65 anos. Com o tema “Mês da Mulher”, de 1º a 23 de março, o público feminino terá exames para detecção do câncer de colo do útero e solicitação de mamografia, além de atividades educativas. As atividades são promovidas também em parceria com a Pastoral da Criança e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
O objetivo, segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Giseli Araújo, é intensificar a divulgação à população feminina e demais pessoas para a importância da prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama. “O resultado do ano anterior foi muito bom, porém ainda é um assunto importante a ser discutido”, disse.
VIOLÊNCIA
Já a presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, Marlene Domingues Nascimento Martins lembrou que “serão promovidas diversas atividades como palestras, debates e orientações para esclarecer como se encontra a mulher atualmente”, ressaltou. “A luta e o enfrentamento da violência são de responsabilidade de todas”, frisou.
Segundo o secretário de Saúde, Laerte Zúcolo, a semana da mulher é uma data importante para levantar assuntos pertinentes e buscar melhorias. “Este ano as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) farão atividades de prevenção por meio de palestras e aumento da coleta de papanicolau, com oferta também em livre demanda de pedidos de mamografias”, comentou.
TEMAS
Zúculo acrescentou ainda que “as unidades desenvolvem suas ações de acordo com a demanda, sempre trabalhando de forma que a equipe se envolva com temas comemorativos e não deixando atrapalhar a rotina diária do serviço, para que o atendimento ao usuário não seja prejudicado”, explicou.
Por sua vez, a secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva ressaltou que as secretarias municipais estão empenhadas para desenvolver as atividades e despertar valores significativos. “O tema da caminhada de 2013 é a Luta pela Superação da Violência Contra a Mulher, com o principal o objetivo de levar as mulheres e homens a perceber as múltiplas formas que desumanizam as mulheres e buscar essa superação”, disse.
PROGRAMAÇÃO
Nesta sexta-feira (1º), às 8 horas, haverá a III Caminhada Pela Paz e Superação da Violência Contra a Mulher com concentração na Praça Central, parada no Centro de Referência e confraternização no Parque dos Ipês. No local, serão oferecidos serviços, como ação cidadã, orientação jurídica, aferição de pressão arterial e maquiagem.
No dia 7 de março, a UBS Cruzeiro do Sul, às 9 horas, receberá a apresentação e debate do documentário “O Silêncio das Inocentes”, que conta a história da criação da Lei Maria da Penha e da luta das mulheres contra a violência praticada por seus próprios companheiros. Já a UBS São Fernando terá, às 14 horas, uma ação de prevenção de mama e de colo de útero.
Haverá também uma ação na Praça Central, no dia 8 de março, com montagem de uma tenda Maria da Penha, para informar a população de forma lúdica e participativa sobre direitos, violência e saúde. Terá a distribuição de fitas brancas, rosas e lilás representando, a superação da violência doméstica, câncer de mama e libertação da mulher, respectivamente.
No dia 16 do mesmo mês, o Centro Comunitário Roberto Romano, às 10 horas, receberá a apresentação e debate do documentário “O Silêncio das Inocentes”. Já no dia 19, o Conselho de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher fará o uso da Tribuna livre na Câmara Municipal, às 14 horas.
Para encerrar a programação, o Serviço Social da Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Cidade Nova, terá a apresentação do tema, debate e capacitações às 8h30.
“Todos estão convidados a participar das atividades, pois não buscaremos sensibilizar apenas as usuárias do Sistema Público da Saúde, mas sim todas as mulheres sendo vítimas ou não, a fim de mostrar os serviços que o município oferece”, afirmou Giseli.