A Secretaria de Transportes e Sistema Viário (Setransv) iniciará no próximo dia 19 de fevereiro (terça-feira) a Campanha “Volta às aulas com Segurança”, que faz parte do Programa de Educação e Segurança de Trânsito. A campanha visa estimular crianças, jovens, adultos e educadores a refletir sobre o trânsito, principalmente na segurança viária do entorno das escolas.
Segundo o secretário da pasta, Décio Rosolen Filho, a secretaria tem se preocupado com as condições de segurança do trânsito nas áreas escolares que, apesar de terem boa sinalização de trânsito, são vulneráveis a acidentes, tanto no embarque e desembarque de alunos, nas faixas de travessia, no transporte de alunos e outros problemas que afetam a segurança e a fluidez do trânsito.
Rosolen reforçou a importância da campanha e das ações de educação no trânsito como um todo. “Somente através do conhecimento podemos estimular a conscientização e o engajamento das pessoas no processo de redução dos acidentes em nosso município. Nesta campanha temos fortes aliados: as crianças. Sabemos como elas são capazes de multiplicar os ensinamentos e de cobrar a conduta correta dos condutores dos veículos”, disse.
A campanha será desenvolvida com alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental nas escolas das redes pública, estadual e particular da cidade. A expectativa é que até abril cerca de 8 mil estudantes sejam atingidos com as ações por meio de métodos lúdicos, nos quais através de diálogos entre um semáforo e um agente de trânsito vão ser passados ensinamentos de boa conduta no trânsito de forma eficiente e divertida.
Além disso, será distribuído, ainda, um kit educativo composto por folhetos com ilustrações para colorir e informações aos pais com dicas importantes, como, por exemplo, não parar em fila dupla; transitar com criança só no banco de trás; usar sempre a cadeirinha e o cinto de segurança; a importância do cinto de segurança nas vans; utilização das faixas de segurança, dentre outras.
O secretário ressaltou também que a campanha é uma ação que atende a filosofia do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). “A campanha tem como objetivo promover a formação para o exercício da cidadania e a mudança de atitudes que colaboram para reduzir os acidentes. É sempre necessário lembrar que o trânsito seguro não é responsabilidade exclusiva dos órgãos públicos, que cuidam das normas, sinalizações e da fiscalização, mas também de quem faz parte do trânsito, daquele que obedece as regras e sinalizações e daqueles que não obedecem, daí a importância de cada um para a mudança de atitudes para transformar o trânsito, deixando-o menos competitivo, mais solidário, mais humano e, sobretudo, com menos acidentes”, afirmou.
Neste período de retorno às aulas, Rosolen deixa, ainda, um alerta aos pais dos alunos quanto à contratação dos serviços de transporte escolar. “É muito importante neste início do período letivo que os pais, ao contratarem os serviços de transporte escolar (vans), se certifiquem que o profissional e o veículo estejam regularizados junto a Setransv, observando a existência no veículo do selo 2013, que indica tal regularidade”, finalizou.
A Campanha “Volta às aulas com Segurança” terá início pela rede pública municipal com a seguinte agenda:
– dia 19/02 – EMEF Paulo Freire – Parque Novo Mundo;
– dia 20/02 – EMEF Darcy Ribeiro no Jardim da Paz;
– dia 21/02 – EMEF Florestan Fernandes no Bairro Morada do Sol.
Posteriormente, a programação se estenderá para os CIEPs e para a rede de ensino particular. Agendamentos podem ser realizados por meio do telefone 3462-2658 ou pelo e-mail [email protected].