O campeão mundial Silvano Alves conquistou o título de Iron Cowboy na 26ª Festa do Peão Boiadeiro de Americana e faturou o prêmio de R$ 100 mil. Ele derrotou, na final, o peão Francis Dezembro, que ficou pouco mais de dois segundos em cima do touro. A dupla Bruno & Marrone fechou ontem o último dia de festas no recinto do CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana).
A disputa do título foi no sistema de playoffs, com dois peões duelando em sistema de mata-mata. No início das montarias, no duelo peão x touro, prevaleceram os animais. Alguns dos peões não conseguiam ficar nem oito segundos no lombo do touro.
Alves estava em uma noite inspirada e durante os duelos das semifinais teve boa performance. Dezembro montou o touro Fugitivo, ficou 6,1 segundos e também passou para a fase seguinte. No entanto, ele não conseguiu superar a marca e caiu do touro com pouco mais de dois segundos. Como Alves bateu o tempo, ele ficou com o título.
Para o diretor do rodeio da festa, João Frizo, as disputadas da noite foram muito acirradas. A tropa, segundo ele, foi renovada, e o resultado foi o aumento do nível técnico entre os competidores. “É uma competição muito difícil. Foi mais feliz o Silvano, que saiu vencedor”, disse.
RECUPERAÇÃO
Para o presidente do CCA, Beto Lahr, a chuva prejudicou o início da festa, mas a organização soube aproveitar a trégua das águas e recuperar o movimento na última semana do evento, embora as projeções indiquem um público inferior a 400 mil pessoas, conforme previsto inicialmente.
“Tivemos quatro dias de chuva na semana passada, mas recuperarmos nesta semana e conseguimos fazer um grande evento, que culminou nesse domingo da família”, disse. “Tivemos aqui um dos maiores rodeios dos últimos tempos”, afirmou.