A Secretaria de Cultura e Turismo apresenta nesta quinta-feira, 18 de outubro, às 20h, no auditório do Centro de Cultura e Lazer, CCL, concerto para piano com a Orquestra Sinfônica Municipal de Americana com as participações do pianista Carlos Yansen e da soprano Marília Teixeira. A regência é do maestro Álvaro Peterlevitz. No repertório Haydn, Mozart e Mahle. A entrada é franca.
Carlos Yansen é Mestre e Doutorando em Música pela UNICAMP, tem em sua formação influência de pianistas de renome internacional como Fernando Lopes (BR), Yara Bernette (BR), Olga Kiun (Rússia), Oxana Yablonskaya (EUA), Stanislav Pochekin (Espanha), Felix Gottlieb (Alemanha), Dimitri Alexeev (Inglaterra) e Karl Heins Kämmeling (Alemanha).
Participou de inúmeros festivais de música no Brasil e no exterior, destacando-se o XXV Festival de Inverno de Campos do Jordão e por dois anos o Internationale Klavierakademie na Alemanha. Atuou diversas vezes frente à Orquestra Sinfônica de Americana e da Filarmônica de Rio Claro tendo como regentes os Maestros Parcival Módolo, Carlos Lima e Carlos Fiorini. É também professor de história da música, música de câmara e educação musical.
Marilia Teixeira é mestranda em Canto pela UNICAMP, atua com freqüência acompanhada por piano, grupos de câmera e orquestras. Dentre os principais prêmios e homenagens recebidas, destacam-se: Diploma de Destaque Artístico Cultural e medalha como cantora lírica da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História; Diploma de Mérito Cultural como artista da Academia Latino-americana de Arte e, recentemente, melhor intérprete da obra de Carlos Gomes, pelo Museu Carlos Gomes, em Campinas.
A Orquestra Sinfônica de Americana é formada por instrumentistas profissionais e foi uma das primeiras instituições do gênero a surgir em uma cidade do interior. Fundada na década 80, tem dedicado seu trabalho à formação de público, tendo como estratégia a difusão da música em suas várias tendências e estéticas, através de programas como: Concertos Clássicos, Óperas, Encontro com a Sinfônica, Concertos Comunitários, entre outros, sempre apresentando obras de conhecidos compositores populares e eruditos.
“O trabalho desenvolvido pela Orquestra Sinfônica Municipal de Americana vem a cada ano ganhando adesão do público, que juntamente com ela participa, prestigiando com entusiasmo e respeito, as diversas apresentações realizadas, não importando o seu estilo. Permitindo que se cumpra de forma plena e bem sucedida uma de suas mais importantes funções: a formação de platéia”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo.
Álvaro Peterlevitz formou-se em Composição e Regência pela UNICAMP, onde estudou com Damiano Cozzella e Henrique Gregori. É autor das seguintes obras: “Sexteto” (1991), para flauta, clarineta, vibrafone, piano, violino e violoncelo; “Capricho” (1992), para piano e sintetizador e “Pater noster” (1998), para coro, entre outras obras. Como instrumentista, participou de estreias mundiais e/ou nacionais de obras próprias e de outros compositores da nova música erudita brasileira, a exemplo de “Ficiones” (1998), de Fábio Gorodski, para violino e sons eletroacústicos. Foi violinista “spalla” da “Orquestra Armonico Tributo”, de Campinas, dirigida por Edmundo Hora, e da “Camerada Novo Horizonte”, de São Paulo, regida por Graham Griffiths. Atualmente exerce a função de diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana.
Serviço:
Concerto para piano e Orquestra – Orquestra Sinfônica Municipal de Americana
Local: CCL, Av. Brasil, 1293, JD São Paulo, tel (19) 3408-8010
Programa : Haydn, Mozart e Mahle
Daí 18 de outubro, 20h, entrada franca.