A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana faz ensaio aberto no auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer), nesta quinta-feira (13/8), às 14h. O concerto tem como convidados o maestro Laércio Diniz e o solista Alvário Siviero no piano. No programa, Villa-Lobos e Liszt. A entrada é franca.
O paulistano Alvaro Siviero é um apaixonado pelo piano. Siviero acumula passagens por países como Alemanha, Portugal, Itália, EUA, Áustria, França, Inglaterra, Suíça e atuando como solista em diversas turnês pelo Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Atuou também em recital conjunto com a Mahler Chamber Orchestra.
Siviero foi o primeiro brasileiro mundialmente selecionado para participar do curso de imersão na obra de Beethoven, na Fundação Wilhelm Kempff, em Positano, Itália. Sua interpretação do Concerto nº 3 para piano de Rachmaninov foi ovacionada pelo público e crítica
especializada durante turnê que realizou pelas principais salas de concerto das capitais brasileiras. Em maio de 2007, foi o pianista que realizou recital particular ao Papa Bento XVI, em Aparecida, São Paulo, quando da visita do Pontífice ao Brasil. Em novembro de 2009, foi o único brasileiro convidado a representar o Brasil no histórico Encontro Mundial de Artistas, celebrado na Capela Sistina, em Roma.
O pianista acaba de assumir a diretoria artística do IICS – Instituto Internacional de Ciências Sociais (São Paulo). Com especialização em multiculturalidade pelo Lesley College, Cambridge, e graduado em Física pela Universidade de São Paulo, Siviero é responsável pelo blog de música clássica nos conteúdos digitais do jornal O Estado de São Paulo.
TALENTOS
“A Sinfônica de Americana, celeiro de talentos, de técnicas apuradas e grandes profissionais, é formada por instrumentistas profissionais.
Concebida na década de 80, tem dedicado seu trabalho à missão de formação de público, tendo como estratégia a difusão da música em suas várias tendências e estéticas, através de programas destinados a públicos alvos específicos: concertos clássicos, óperas, encontros com a Sinfônica, concertos comunitários, entre outros”, lembrou a coordenadora da Escola Municipal de Música, que funciona no Centro de Cultura e Lazer, Thais Rillo.
A direção da Sinfônica de Americana está sob a batuta do maestro, músico, compositor e arranjador Álvaro Peterlevitz. Ele é formado em Composição e Regência pela UNICAMP. “A simpatia e a apreciação que a população tem pela música transformaram Americana em rota quase obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos. Um dos elementos de destaque da Sinfônica de Americana é sua diversidade, demonstrando sua qualidade artística e musical, apresentando obras de conhecidos compositores populares e eruditos”, afirmou Peterlevitz.
Programa
-Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
-Prelúdio das “Bachianas no. 4” (1936)
-Franz Liszt (1811-1886)
Concertos para piano e orquestra
no. 1, em mi b maior (1855)
no. 2, em lá maior (1857)