O Terminal Urbano de Americana, localizado na Avenida Dr. Antônio Lobo, vai começar a operar de maneira parcial no dia 15 de dezembro. A data foi confirmada pelo presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes, durante visita à obra na manhã desta quinta-feira (19). Na ocasião, o presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Dimas Zulian, alinhou detalhes sobre a sinalização viária, o fluxo de passageiros e as linhas em operação. O funcionamento parcial do Terminal tem objetivo de permitir o fluxo de passageiros na Avenida para estimular as vendas do comércio neste fim de ano.
“Hoje formamos uma comitiva com as autoridades da cidade e pudemos acompanhar de perto a execução dos trabalhos, entender o projeto como um todo e, principalmente, verificar o cronograma da obra e as condições em que os passageiros farão o embarque e desembarque neste fim de ano. Vamos acompanhar de perto até o final”, explicou Zulian. A visita foi proposta pela ACIA na semana passada, quando Joaquim Lopes esteve na entidade para atualizar as informações sobre o andamento da obra.
A visita também contou com a presença do vice-prefeito Roger Willians da Fonseca, dos deputados estaduais Cauê Macris (PSDB) e Chico Sardelli (PV), do vereador Antônio Carlos Sacilotto (PSDB), e de engenheiros da EMTU e da Estacon, empresa responsável pela obra.
Terminal vai operar nos dois sentidos
A operação parcial do Terminal será realizada em uma plataforma de transferência já pavimentada, que abrigará ônibus nos dois sentidos do tráfego. Essa plataforma está localizada na parte de trás do terminal, próxima da linha férrea. A segunda plataforma em construção, que fica de frente às lojas, permanecerá fechada. “Essa segunda plataforma permanecerá fechada para continuar recebendo os materiais. A obra continuará de maneira confinada dentro dos tapumes e no andar superior”, comentou Joaquim Lopes.
Sinalização e acessibilidade
Nas próximas semanas, a EMTU providenciará a sinalização no solo marcando os pontos de embarque e desembarque dentro e fora da plataforma, como a construção de uma lombofaixa, por onde os passageiros devem passar ao desembarcar.
Um corredor será construído provisoriamente entre os tapumes para permitir o acesso seguro dos passageiros à Avenida Dr. Antônio Lobo, nas proximidades da Praça Basílio Rangel. O terminal também terá sanitários provisórios, iluminação e condições para a acessibilidade.
Linhas que irão operar no Terminal
O setor de operações da EMTU enviou à ACIA a relação das linhas que passarão a operar no novo Terminal a partir do dia 15. Serão 37 linhas metropolitanas e 75 municipais. Com isso, o terminal da Rua Fernando de Camargo será desativado gradativamente, já que não é possível migrar todas as linhas do local de uma só vez. “A ACIA vai auxiliar na divulgação dessas linhas para evitar transtornos aos usuários e garantir o funcionamento adequado do terminal, mesmo que provisoriamente”, finalizou Dimas Zulian.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ACIA