O mês de setembro ficará marcado por um convite especial à memória dos clientes do Tivoli Shopping. Para celebrar os 150 anos de Americana – comemorados no final de agosto -, o centro de compras recebe, entre os dias 17 e 30 de setembro, a exposição que homenageia a história, a cultura e a identidade do município. A mostra reúne fotografias de dez profissionais da cidade e objetos que carregam significados únicos, despertando sentimentos de pertencimento e orgulho em cada visitante.
Aberta ao público e gratuita, a exposição apresenta imagens de pontos turísticos, espaços históricos e paisagens que traduzem a essência da cidade, além de peças que reforçam sua trajetória. Entre os itens expostos estão uma tiara da família Müller, troféus esportivos conquistados ao longo dos anos e até uma maquete projetada por Oscar Niemeyer, referência da arquitetura mundial.
Fundada em 1875, Americana nasceu a partir da chegada de imigrantes sulistas norte-americanos após a Guerra Civil nos Estados Unidos e cresceu em torno da Estação Santa Bárbara da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, inaugurada em 27 de agosto do mesmo ano, com a presença do imperador D. Pedro II.
Relevância regional e conexão direta com Santa Bárbara – Além de marcar a história local, a exposição também destaca a relevância de Americana no cenário regional. Vizinha de Santa Bárbara d’Oeste, as duas cidades são separadas apenas por uma rua, o que reforça a conexão direta entre seus moradores.
O projeto é uma ação da Faculdade de Americana (FAM), com curadoria do jornalista Will Moreira, e propõe despertar no público a conexão com a história da cidade. “Estamos felizes por oferecer à comunidade a oportunidade de conhecer e revisitar a história de Americana por meio da fotografia. É uma forma de eternizar memórias e reforçar o orgulho de pertencer a esta cidade”, afirma Will Moreira, diretor-geral do Portal de Americana.
Diretor da FAM, Gustavo Azzolini também ressalta a importância da mostra: “Este é um evento que marca a história da cidade. Dentre os 150 anos, há 25 a FAM faz parte dessa trajetória e nossa expectativa é que o público aproveite para conhecer mais sobre Americana e se inspire com essa caminhada”, diz.