O projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Viola em Casa”, faz uma homenagem a dupla, “Tonico e Tinoco”, com as participações da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi e Norberto e Norai nesta sexta-feira, (31/8), na Praça Divino Salvador, às 20h30. No repertório clássicos da dupla como Chico Mineiro, Menino da Porteira, Luar do sertão e Tristeza do Jeca.
O cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, morreu no dia 4 de maio de 2012. Tinoco tinha 91 anos. A dupla caipira era formada por dois irmãos nascidos na região de Botucatu. Na adolescência , compraram uma viola e passaram a cantar em dupla em serenatas, festas e bailes da região.
Foram para São Paulo em 1943, onde participaram de programas radiofônicos de calouros, sem sucesso. Só mais tarde, por meio de um concurso promovido por Capitão Furtado na Rádio Difusora, ganharam o primeiro lugar, com a música “Adeus, Campina da Serra” e adotaram, por sugestão de Furtado, o nome artístico Tonico e Tinoco.
Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. “Tristeza de Jeca”, “O menino da porteira”, “Chico mineiro” e “Moreninha linda” estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco.
Norberto e Norai e Banda
“Norberto e Noraí”, dupla formada na década de 70, lançou o último disco conhecido como ‘Os diamantes azuis da música sertaneja’. O CD tem músicas conhecidas como ‘Velho garanhão’ e ‘Vida de solteiro”. Tempo de estrada é o que não falta na vida da dupla sertaneja Norberto e Noraí. Ha 36 anos eles correm o País se apresentando em shows e bares.
A Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi” foi fundada em 07 de Novembro de 1973, pelo projeto de Lei Municipal nº 1249. Ganhadora de vários concursos, tendo na sua direção musical maestros como, Disma Brentel, Bento Barbosa de Brito, José Roberto Lazinho e Dailton Lopes. Além de concertos com o melhor repertório eclético que explora músicas regionais do Brasil, MPB, jazz, música latina, ballet, ópera, trilhas sonoras, e pode se adaptar a outros estilos musicais.
Tem como diretor artístico-musical e regente titular o maestro Jair dos Santos. A Banda Municipal de Americana representa uma das qualidades culturais da cidade de Americana, levando informação cultural e musical ao público.
Serviço:
Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi” com partcipação da Dupla Sertaneja “Norberto e Norai”
Homenagem a Dupla “Tonico e Tinoico”
Dia 31 de agosto, 20h30, Praça Divino Salvador
Repertório
– Chico Mineiro
– Menino da Porteira
– Luar do sertão
– Tristeza do Jeca
– Moreninha Linda
– As Mocinhas da Cidade
– Cabocla Teresa
– A Marca da Ferradura
– Mamãe, mamãe
– Meu Sertão