O projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Viola em Casa”, recebe a dupla representante da música caipira raiz, João Mulato e Douradinho, nesta sexta-feira (27/4), às 20h, na Praça Divino Salvador, ao lado do Teatro Municipal. A entrada é franca.
O nome dessa dupla permanece há mais de duas décadas na estrada, escrevendo a história da música caipira raiz. João Mulato, ao longo de sua carreira, teve inúmeros parceiros diferentes que adotaram o nome de “Douradinho”, com exceção apenas do Pardinho, que já possuía esse nome artístico quando cantava em dupla com Tião Carreiro.
Nascido em Passos, MG, Wilson Leôncio de Melo, o João Mulato, mudou-se ainda criança, juntamente com a família, para Araçatuba, a mesma cidade onde também foi criado o mineiro Tião Carreiro. Algum tempo depois, João Mulato trocou Araçatuba pela capital paulista.
Foi em São Paulo que João Mulato conheceu o jovem violeiro Bambico, e com ele formou a primeira dupla que recebeu o nome “João Mulato e Douradinho”. Bambico nasceu em Taciba, SP, em 1944. Ele foi de fundamental importância na criação do ritmo do pagode de viola. Bambico faleceu com apenas 38 anos de idade. Com o violeiro, João Mulato gravou dois LPs: “Saudade de um Amor Passado” e “Meu Reino Encantado”.
Com o falecimento repentino do Bambico, João Mulato formou dupla com outros companheiros, tendo gravado mais 6 LPs, mantendo o nome da dupla “João Mulato e Douradinho”. Apesar de diferentes “Douradinhos”, “João Mulato e Douradinho” é uma dupla de fundamental importância na preservação da memória musical da genuína música caipira raiz. João Mulato formou nova dupla com outro parceiro, Baltazar, que atua no cenário artístico desde 1989 e gravou cinco CDs. Essa nova formação de “João Mulato e Douradinho” tem dois anos e meio. A dupla lançou, em 2010, o primeiro CD.
Serviço:
Viola em Casa – João Mulato e Douradinho
Sexta-feira, dia 27 de abril, às 20h
Praça Divino Salvador – ao lado do Teatro Municipal
Entrada Franca
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cidade de Americana