A Virada Cultura Paulista, no palco externo 3 na Casa de Cultura Hermann Müller Carioba, terá como atração o “Café Caipira”, que recebe a Orquestra de Violeiros de Americana e o Moda de Rock Viola Extrema, a partir das 9h de domingo (20/5). No repertório da Orquestra de Violeiros clássicos como Franguinho na Panela, Meu Reino Encantado, Moreninha Linda, Pagode em Brasília, Velha Porteira, O Menino da Porteira, entre outros.
O regente da Orquestra de Violeiro de Americana, Bruno Paparoti, está com a corporação desde sua fundação, em junho de 2010. Atualmente, participam da Orquestra 25 músicos. “A orquestra tem por objetivo resgatar a música sertaneja raiz, valorizar a viola caipira, cantar os grandes clássicos sertanejos e levar o nome da cidade por onde se apresentar”, definiu. “Uma marca da orquestra de Americana é que a viola é ponteada juntamente com o som do berrante, que é algo extraordinário”, ilustrou.
“Foi muito importante Americana formar a orquestra de violeiros, pois além de divulgar o nome da cidade, ela pode ficar reconhecida pelo apoio à música sertaneja raiz. Este projeto do secretário José Vicente é fundamental para fomentar e trabalhar nossa cultura de musica raiz”, disse o regente. Os violeiros ensaiam todas as quintas, às 19h30, no auditório do CCL, e ainda há vagas para músicos que já saibam tocar viola. Para ingressar na orquestra tem que saber tocar o instrumento. Para quem não sabe e quer aprender, a Secretaria de Cultura oferece um curso, toda terça-feira no auditório do CCL, às 19h30. As aulas são dadas pelo maestro da Orquestra, Bruno Paparoti.
Moda de Rock Viola Extrema
Em 2007, dois violeiros nascidos em 1973 e membros da banda Matuto Moderno se juntaram para tocar e adaptar clássicos do rock para viola caipira. A ideia inicial de Ricardo Vignini e Zé Helder era mostrar a potencialidade do instrumento para seus alunos e lembrar das diversões da adolescência que tinham essa música como trilha sonora.
O lançamento do CD “Moda de Rock & Viola Extrema” em 2011 se tornou um sucesso de mídia, vendas e de shows realizados em diversas regiões do Brasil e nos EUA. Transformando “In the Flesh do Pink Floyd em uma singela valsinha, Aces High do Iron Maiden e Master of Puppets do Metallica ganharam uma levada de pagode de viola.
Além destas, o CD conta com faixas de Led Zeppelin, Beatles, Jimi Hendrix, Megadeth, Sepultura, Nirvana, Jethro Tull e Ozzy Osbourne executadas apenas com duas violas, de forma instrumental. A faixa Aqualung, do Jethro Tull, tem a participação do também violeiro Renato Caetano, e Kaiowas, do Sepultura, tem o palmeado e sapateado de catira de Edson Fontes, dos grupos Os Favoritos da Catira e Matuto Moderno.
O CD foi masterizado no Abbey Road Studios em Londres, estúdio que gravou 90% da obra dos Beatles, Pink Floyd, Foo Fighters, Green Day. Produzido por Ricardo Vignini, lançado pelo selo Folguedo, que é exclusivamente dedicado à música de viola, “Moda de Rock” tem a distribuição da Tratore.
Em 2012, lançaram o primeiro DVD do “Moda de Rock” com as participações de Pepeu Gomes, Kiko Loureiro e Os Favoritos da Catira; as gravações aconteceram nos SESCs Pinheiros e Pompeia. E também fizeram a primeira turnê pela Europa.
Ricardo Virgini – É um dos violeiros mais atuantes do Brasil, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. Ao lado da banda Matuto Moderno gravou quatro CDs, lançou em 2010 o CD solo instrumental “Na Zoada do Arame” e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil. Dono do selo Folguedo dedicado à música caipira.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Americana