A professora Nilza de Fátima Pedro, do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Prof. Anísio Spínola Teixeira, no São Jerônimo, em Americana, foi premiada com uma viagem e um curso em Portugal, pelo desenvolvimento de um projeto pedagógico na Sala Maker, envolvendo estudantes do 4º ano. Ela inscreveu o trabalho no Concurso Docente Escritor e, em novembro, participa do curso STEAM na Fábrica da Ciência Viva, na Universidade de Aveiro, com despesas de viagem custeadas pela empresa parceira da Secretaria de Educação de Americana na implementação das salas maker.
O projeto intitulado Pixel Art buscou instigar o desenvolvimento das competências cognitivas, artísticas e tecnológicas dos estudantes, apresentando, de forma lúdica, as ferramentas digitais disponíveis na escola. Utilizando o Excel, as crianças se organizaram em duplas para criar um Pixel Art, anotando as cores e as coordenadas utilizadas, para a reprodução por outra dupla. Os resultados foram projetados na lousa digital para a análise de diferenças e semelhanças entre os originais e as reproduções. De volta à Sala Maker, os estudantes reproduziram seus Pixels Arts em planilhas físicas, com quadrados coloridos de EVA representando cada pixel.
A professora atribuiu a premiação ao envolvimento coletivo de toda a escola. “É uma satisfação e o reconhecimento de um trabalho desenvolvido junto aos alunos e com toda a equipe. O digital é a parte que eu mais gosto e acredito ser o mais significativo para as crianças”, afirmou.